O Ministério da Educação divulgou um vídeo em que o secretário de Educação Básica, Rossieli Soares, nega que disciplinas como artes e educação física tenham sido excluídas da grade curricular obrigatória para alunos do Ensino Médio. A informação foi dada durante o anúncio do Novo Ensino Médio, na tarde desta quinta.
Segundo Soares, o governo não decretou o fim das matérias, que estarão presentes no programa da Base Nacional Comum, obrigatórias para todos. “A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento”, explicou.
Entre as mudanças propostas, está a divisão da carga horária de 2.400 horas: 1.200 horas serão destinadas para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e outras 1.200 horas serão voltadas para o currículo flexível, em que o aluno poderá escolher áreas com que mais se identifica. Também será exigido dos estudantes a realização de atividades práticas supervisionadas, que serão realizadas no setor produtivo ou em ambientes de simulação.
O texto de divulgação publicado no site do MEC diz que o Novo Ensino Médio oferece uma alternativa de formação de nível técnico e profissional. “Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. Com isso, será possível que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado, desenvolvendo competências específicas em áreas profissionais, capacitando-os para o trabalho qualificado, sem impedir que eles possam continuar estudando em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte”.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade