Nesta segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que escolheu o médico Marcelo Queiroga como o novo Ministro da Saúde. Ele substitui Eduardo Pazuello. O anúncio oficial será publicado na edição desta terça-feira do "Diário Oficial da União" e haverá uma transição de "uma ou duas semanas" entre o novo ministro e o antecessor. As informações são do G1.
O presidente e Marcelo Queiroga se reuniram nesta tarde.
"Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente. Já o conhecia há alguns anos. Então, não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento a tudo que o Pazuello fez até hoje", afirmou o presidente, na chegada à residência oficial do Palácio da Alvorada para seus apoiadores.
Quem é o novo ministro
Marcelo Queiroga é médico cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
De acordo com Segundo currículo divulgado na plataforma Lattes, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes formou-se em Medicina em 1988, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele se tornou residente em Cardiologia em 1992, no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Marcelo Queiroga tem especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.
O currículo Lattes, referência na carreira acadêmica, é preenchido pelo próprio Queiroga, que assume a responsabilidade pela veracidade das informações. A última atualização foi em outubro de 2020.
No documento, consta que ele tem doutorado em andamento desde 2010 em Bioética, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!