Izabella, uma garota de 8 anos de Governador Valadres (MG) que teve os cabelos, originalmente cacheados, alisados e cortados pela madrasta — em um caso que gerou indignação na internet —, recebeu na sexta-feira um tratamento capilar para que voltasse à aparência inicial. Em um processo que envolveu a recuperação dos cachos, que se enfraqueceram após a tentativa de alisamento permanente, a menina recebeu apoio de milhares de seguidores em vídeos feitos por sua mãe, Fernanda Thaysa, durante o processo e postados nas redes sociais.
"Como você se sente agora?", pergunta Fernanda à filha enquanto a criança é atendida em um salão de beleza que resolveu ajudar a menina após o post de indignação feito pela mãe feito na segunda-feira atingir mais de 430 mil curtidas e 128 mil compartilhamentos. Izabella responde que está muito feliz e que mal pode esperar para mostrar seus cachos novamente para as pessoas. Neste sábado, a mãe lembrou que, ainda marcada pela experiência recente, a filha estava assustada quando chegou ao salão.
— A Bella chegou ainda um arisca, mas assim que viu os cachos se recompondo, começou a mudar. Hoje ela está totalmente diferente. Se antes não estava nem sorrindo, depois da recuperação se tornou uma criança feliz novamente — disse a mãe.
Fernanda afirma que, após a repercussão do caso, tem recebido dezenas de mensagens de apoio entre seguidores que se solidarizaram com a filha, e que algumas marcas de cosméticos chegaram a oferecer ajuda na recuperação dos cachos. Segundo a mãe, Izabella passou por uma "reconstrução dos fios" e o processo todo, até que o cabelo possa estar 100% recuperado, demorará cerca de três meses.
— Me senti abraçada com todas as manifestações de apoio que recebi. A quantidade de e-mails, cartas e mensagens em redes sociais só aumenta, e aqui na cidade as pessoas já reconhecem a Bella na rua. Ver minha filha feliz me faz ainda mais feliz, agora ela é uma outra criança e eu também sou outra mãe — disse Fernanda.
Izabella tem recebido acompanhamento psicológico desde que teve o cabelo alisado e, apesar da pouca idade, tem uma percepção clara de afirmar suas decisões com relação à aparência, ainda segundo a mãe.
— Desde pequena ela gosta de como ela é. Daqui em diante, vamos continuar assim — diz ela.
'Cabelo cresce', disse o pai
Segundo o relato da mãe no Facebook, a menina foi para a casa do pai na sexta-feira com os fios "lavados e penteados". No domingo, o pai ligou comunicando que a madrasta havia cortado os cabelos da menina, "só as pontinhas".
De acordo com Fernanda, na verdade, a madrasta havia cortado mais da metade do cabelo de Bella, além de tê-lo alisado. A mãe, indignada, diz que ainda escutou do pai que "cabelo cresce".
"É direito dela se sentir bem com a sua identidade, suas raízes, sua história. Isso não pode ser violado por vaidade nenhuma, a menos que a mesma queira e isso eu tenho a convicção que ela não quis", afirmou a mãe na ocasião. "Quem acompanha os trabalhos da Bella e a acompanha nas redes sociais sabe que ela desde pequenininha é uma criança empoderada".
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!