Os trios do carnaval de Salvador e os carros de apoio estão sendo vistoriados no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, localizado na Avenida Paralela. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) já realizaram duas inspeções, com auditoria dos veículos acontecendo das 8h às 18h.
Caso algum veículo apresente defeito, deverá ser realizada a correção para passar novamente por exame, antes de serem liberados. Além das estruturas completas dos veículos, os especialistas em engenharia e combate a incêndio vão avaliar as condições de tráfego de cada trio, estrutura completa, direção, pneus, suspensão, escadas de emergência, sinalização e equipamentos de combate a incêndios, presença de brigadistas, guarda-corpos, gradis de proteção, entre outros pontos.
Leia também:
O perito do Detran, Domingos Lemons, explicou como é feita a verificação dos documentos e dos itens dos veículos.
"A nossa preocupação é voltada para a identificação do veículo, ou seja, o confronto entre documentos e identificação física, compreendendo o chassi, motor e alguns agregados, nos compete também por uma questão de preocupação com o ser humano haja vista ser o carnaval vidas. Carnaval só se fala em vidas humanas, em folião. Então nós estamos muito preocupados com a segurança desses veículos momesco o que nos permite verificar em termos de vistoria, pneus, grade protetora lateral desses pneus, compreendendo a umidade tratora que é o primeiro veículo puxando a bamba, puxando o carro de apoio e nos compete também a parte elétrica assim como as dimensões do mesmo, compreendendo altura, comprimento e largura", explica o perito.
Ainda segundo ele, durante o percurso da festa, equipes vão realizar outras ações de segunraça, como testes de alcoolemia para os condutores.
O perito criminal Antônio Delfino, coordenador de Perícias Externas do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (Icap) do Departamento de Polícia Técnica (DPT), antecipou que dois mini-trios foram vistoriados. Um foi aprovado e o outro apresentou pendências.
Leia mais sobre Carnaval 2023 no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!