Foto: Acervo Rodrigo Almeida
Segundo Ubiracy Fonsêca, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), em entrevista para o Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mesmo em tempos de pandemia, o ano de 2021 registrou crescimento de 6% na comercialização de ovos de Páscoa, totalizando cerca de 9 mil toneladas de ovos vendidos na época.
Com o cenário pós-vacina e o panorama de recuperação da economia, a expectativa para o mesmo período em 2022 é de crescimento em 1,9% no volume de vendas do varejo, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Possibilidade de renda extra para empresários(as) e autônomos(as), estima-se que a Páscoa movimente R$ 2,16 bilhões este ano, estimulando toda a cadeia produtiva nas áreas de decoração, alimentos e bebidas.
Empresários no ramo de confeitaria saudável, a nutricionista Tamara Mota, de 25 anos, e o empresário Renato Franca, de 33 anos, são exemplos de empreendedores que sabem aproveitar a oportunidade. À frente da ‘Intégré Confeitaria Saudável’ desde o segundo semestre de 2020, os profissionais viram na paixão pelo doce uma chance de negócio. “Como nutricionista sempre tentei buscar opções mais saudáveis. No entanto percebemos que era muito difícil encontrar receitas que fossem de fato saborosas”, explica Tâmara.
Unindo sabor, qualidade e saúde, a Intégré comercializa brigadeiros, cookies, brownies e bolos durante todo o ano, mas é na Páscoa que as vendas aquecem. “A Páscoa é o nosso melhor momento do ano. É uma ocasião em que as pessoas prezam pelo chocolate. Ele se torna a prioridade. Se no Natal, Dia das Mães, Pais e Namorados, por exemplo, existem inúmeras opções de presentes na cabeça do consumidor, a Páscoa faz o inverso. Só se pensa em chocolate”, destaca Renato.
Com planejamentos específicos para cada ocasião, que contempla desde a criação e conceito do menu, a produção de imagens e campanhas de comunicação, até o fato da produção ser toda direcionada a isto, neste momento, a confeitaria sabe que é preciso preparação, estudo, conceito e agilidade para se diferenciar e atender as demandas da época.
“Este ano nossa Páscoa segue sob o mote 'Lembranças de Ouro'. Com isso, trouxemos releituras de ovos e chocolates icônicos, com aquele sabor tradicional que as pessoas sentem falta, a exemplo do ‘Ovo Cravejado Cookies and Cream e o Ovo Ferrero'”, revela a nutricionista.
Investindo em boas fotos, posicionamento em redes sociais, relacionamento com públicos estratégicos e qualidade no produto, os empresários afirmam que o segredo do sucesso está em unir inovação, criatividade, comunicação, agilidade e foco no cliente.
E você, já começou a sua produção para a Páscoa? Conta pra gente!
Rodrigo Almeida* - @rodrigoalmeidarp
Relações Públicas, Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial (SENAI - Cimatec), pós-graduando no programa de MBA em Tendências e Inovações, Palestrante, Professor Universitário de pós-graduação, Consultor e Diretor da agência CRIATIVOS.
Leia mais sobre Conexões e Negócios no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!