icone de busca
iBahia Portal de notícias
ISSABORDO

Confira como sites e aplicativos ajudam na busca por passagens

Outra vantagem desses aplicativos é o fato de ter a possibilidade de ligar um alerta de preços para o voo desejado

foto autor

Erick Issa

17/08/2021 às 18:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Pesquisar preços de passagens aéreas pode ser bem trabalhoso, ainda mais se você ainda é daqueles que acessa site por site das companhias para saber os valores dos voos desejados. Você sabia que é possível fazer uma busca única para as datas da sua viagem e descobrir, de uma só vez, os preços de todas as empresas aéreas para o trecho que você precisa?

Se não sabia dessa, a dica de hoje é para você. É possível fazer a pesquisa por passagens em buscadores inteligentes, com versões em sites e aplicativos. São vários à disposição do usuário, como Skyscanner, Kayak, Voe Livre, Google Flights, dentre outros. O que todos eles têm em comum? O fato de exibirem na mesma tela todas as possibilidades e preços disponíveis para o seu voo.

Por exemplo: se você precisa de uma passagem de ida e volta de Salvador para São Paulo em determinada data do mês de agosto, ao invés de entrar nos sites de cada companhia aérea brasileira para fazer essa pesquisa, você poderá utilizar um desses buscadores para reunir todos os preços de voos das 5 companhias aéreas brasileiras num só lugar.

Além de economizar tempo, afinal não será preciso passar horas entrando e saindo dos sites da Latam, Gol, Azul, Ita ou Passaredo, você ainda poderá economizar um bom dinheiro. Como assim? Eu explico! É bem simples! É que as passagens aéreas não são comercializadas apenas pelas companhias. Também é possível comprar passagens através de revendedores. Por incrível que pareça, muitas vezes, a passagem comprada em um desses revendedores pode apresentar preços bem mais baixos do que os praticados pelas empresas aéreas.

Além de Latam, Gol, Azul, Ita e Passaredo, sites de agências digitais como Decolar, Viajanet, Zupper, Submarino Viagens, Max Milhas, 123 Milhas, dentre outros, comercializam passagens. Isso não significa que você precisa entrar em todos esses sites para saber os preços das passagens em cada um deles. Não! Lembrem-se da dica buscadores. Basta utilizá-los para conhecer todas as possibilidades possíveis.

É importante saber que esses sites e aplicativos possuem outras vantagens, como o fato de mostrarem o preço final praticado por cada revendedor. Não há cobrança para usar esses buscadores, não há sequer taxa para isso. Eles mostram os preços reais e finais praticados pelo fornecedor, seja ele a empresa aérea ou uma das agências citadas acima.

Outra vantagem desses aplicativos é o fato de ter a possibilidade de ligar um alerta de preços para o voo desejado. O que isso significa? Que se você precisa viajar em determinada data, mas os preços estão altos, você pode ligar o alerta de preço. Toda vez que o valor da passagem sofrer modificação, o aplicativo mandará uma notificação, seja pelo próprio celular ou por e-mail, informando que o preço baixou ou subiu. Desta maneira, caso haja alguma mudança de preço como uma boa promoção, você será alertado na hora para efetuar sua compra.

Os buscadores possibilitam a combinação de voos de várias companhias em casos de conexão (Foto: Acervo Pessoal/Erick Issa)

Mais uma possibilidade que esses buscadores oferecem é o fato de combinarem voos de várias companhias em caso de conexão. Por exemplo: se você pensa em ir de Salvador para Manaus, como não há voo direto entre as duas cidades, normalmente você ficaria refém de apenas uma companhia aérea. Com esses buscadores, não! Ele vai combinar os dois voos mais baratos para você, seja um da Gol e outro da Latam ou um da Azul e outro da Gol. O importante é te oferecer o menor preço, não tendo obrigação de serem os dois voos da mesma empresa.

E se você é do tipo que tem milhas e as utiliza para viajar, o aplicativo Voe Livre oferece essa opção de busca também. Ao colocar os trechos desejados, com as datas, ele mostrará o valor da pontuação necessária para emitir sua passagem, seja na Latam, Gol ou Azul.

Embora tenha utilizado como exemplo voos nacionais, caso sua praia seja viajar para fora do país, não se preocupe, pois esses buscadores também mostram os valores praticados por companhias aéreas internacionais. Se atente apenas ao fato de que alguns revendedores, embora mostrem o preço em reais, na hora do pagamento o converte para dólar ou euro, o que pode não ser interessante por conta da cotação da moeda, além da cobrança do IOF sobre transações financeiras internacionais.

Antes de programar sua viagem, não esqueça de pesquisar pelos melhores preços (Foto: Acervo Pessoal/Erick Issa)


Se você ficou com dúvida acerca dos motivos que possibilitam que uma passagem aérea seja vendida mais barata por um revendedor do que na própria companhia, eu explico. Muitas vezes, alguns desses sites compram lotes de passagens com bastante antecedência para revenda, o que permite que possam praticar preços diferentes em períodos variados, ao contrário das companhias, que periodicamente, aumentam os preços, a depender da demanda e também da proximidade da data da viagem.

Tenha em mente também que esses buscadores oferecem uma possibilidade infinita para que você explore e construa a viagem ideal com voos mais acessíveis. Isso significa que além do alerta de preços, de saber os valores de todos os voos possíveis de uma só vez, você poderá combinar vários destinos, buscar mês a mês, olhar gráfico de preços, dentre outros serviços que não são oferecidos nos sites das empresas aéreas. E o melhor, como disse antes, é que são buscadores gratuitos. Não precisamos pagar nada por isso.

Agora que você já conhece alguns desses sites e aplicativos, que tal acessar um deles ou baixar o App para compreender melhor como funcionam? Tenho certeza que depois dessa dica, nunca mais você vai perder horas entrando de site em site para pesquisar preços e nem vai pagar valores muito mais altos do que aqueles praticados por agências digitais. O nosso bolso agradece!




*Erick Issa

Para mais dicas de viagens e turismo, siga o Instagram @issabordo e acesse www.issabordo.com.br.

Leia também:

Imagem ilustrativa da coluna ISSABORDO
AUTOR

Erick Issa

AUTOR

Erick Issa

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em IssaBordo