Para comemorar o mês das crianças, o Espaço Xisto Bahia apresenta, a partir desta quarta (1º) até o dia 25 de outubro, a terceira edição do Festival Xistinho - Arte, Brincadeira e Traquinagem. As atividades incluem dança, música e apresentações teatrais e, pela primeira vez, contará com atrações de fora do estado. O objetivo é contribuir para a fruição e formação artística de crianças de um a 12 anos, mas também há espetáculos que os adultos vão gostar. Em todo o período de realização do evento, as tardes serão reservadas para os espetáculos teatrais infantis, para as instituições cadastradas (via email:
[email protected]). Já à noite e nos finais de semana, serão mostradas apresentações para o público adulto, em sessões populares de teatro, dança e música. Ainda nos finais de semana, haverá atividades lúdicas, como contação de histórias, brincadeiras e oficinas de desenho, antes dos espetáculos. Uma das novidades para esta edição é a integração do festival com ações do projeto TCA Núcleo, por meio do TCA Irradia. Dentro desta parceria acontecerá a apresentação de 'O Auto do Boi da Cara Preta', do Teatro Popular de Ilhéus. Além disso, haverá estreia de dois espetáculos, no palco do Xisto: 'O Que Conta é o Faz-de-Conta'(Cia Cabriola de Teatro) e 'Para o Menino Bolha' (com direção de Paula Lice). Já 'Larissa e seus Amigos Mágicos' (Trupe Nossos Trecos) está de volta com uma nova versão. “A programação do Festival Xistinho é pensada de modo a reforçar a arte como ferramenta de desenvolvimento humano e de uma cidadania cultural plena. Há também um consistente trabalho de mobilização de pessoas de realidades diferentes, a fim de fortalecer o teatro como espaço de convivência de sujeitos diversos", comenta Isabela Silveira, coordenadora do Espaço Xisto Bahia e idealizadora do projeto. A abertura do festival Xistinho será às 9h30 da quarta (1º), com a apresentação gratuita da peça 'Auto do Boi da Cara Preta'. As sessões mediadas são gratuitas e acontecerão às quartas, quintas e sextas. A programação aberta ao público serão aos sábados (16h) e domingos (11h e 16h). As noites de sexta, sábado e domingo são reservadas às Sessões Família, com apresentações de música, dança ou teatro adulto, a ingressos populares, entre R$ 10 e R$ 30. No total, serão 35 apresentações que espera-se atingir público médio de seis mil pessoas. O Festival Xistinho 2014 integra o Circuito de Festivais da Diretoria de Espaços Culturais da SECULT.
Leia Também: Artista plástico mineiro expõe 'Matuto.Matreiro?' em Salvador Rock in Rio divulga terceira atração do festival Prêmio Caymmi prorroga inscrições até 15 de outubro