A nova música música da banda Jammil E Uma Noites vem dando o que falar nas redes sociais. O motivo é um só, a semelhança com uma outra canção, também de uma baiana, a cantora Rachel Reis, um dos expoentes da cena independente.
A faixa 'Coladinho', uma composição de Manno Góes, foi lançada no dia 12 de janeiro de 2023 pelo grupo, que atualmente é liderado pelo cantor Rafael Barreto.
Leia também:
O single ganhou clipe há duas semanas e já conta com mais de 460 mil visualizações, no entanto, grande parte dos comentários cita a possibilidade de plágio da canção 'Maresia'.
A semelhança entre as canções foi notada por internautas e alertada nas redes sociais, e além da música, os fãs de Rachel Reis apontaram também que a estética utilizada no clipe do Jammil era similar a de 'Maresia'. No Twitter, a banda foi duramente criticada pela postura na situação.
"Tô aqui ainda sem acreditar que Jammil é Uma Noites lançou uma música que é a cópia fodida de Maresia de Rachel Reis. A galera está lá macetando nos comentários. É muita cara de pau", comentou o criador de conteúdo Cleidson. "Oxe, se era pra copiar na cara dura pq não chamou Rachel? Pelo menos a música faria sucesso", apontou um internauta.
A faixa da cantora, natural de Feira de Santana, na Bahia, chegou aos serviços de streaming em 19 de julho de 2021, e tem Rachel como compositora.
Procurado pelo iBahia, o cantor e compositor Manno Góes falou sobre a polêmica do novo single da banda. "A música 'Coladinho', uma composição minha, é claramente e evidentemente inspirada em Rachel Reis. E isso é maravilhoso, porque a gente ter uma baiana, 25 anos, servindo como fonte de inspiração e referência da boa música, da criatividade baiana, para uma banda que tem 25 anos, eu fico muito feliz", contou.
Responsável por grandes sucessos da música baiana como 'Milla', o artista afastou as acusações de plágio na música cantada por Rafael Barreto.
"O plágio é quando você se apropria indevidamente da criação de alguém. No caso, é uma referência, assim como várias outras músicas me servem como referência. A música baiana é antropofágica, a gente está sempre se retroalimentando e eu estou buscando o novo. Só as pessoas paradas no tempo que não olham com atenção para o novo. Eu tenho muito orgulho e afirmo com alegria que essa música foi inspirada totalmente no trabalho de Rachel Reis, que é uma garota que admiro muito.
Ao site, Manno contou que chegou a entrar em contato com a empresária de Rachel Reis para falar sobre a canção sugerindo uma parceria da artista com o Jammil. "Eu chamei ela para fazer um feat dessa música, falei com a empresária dela, pedi para que ela gravasse com a gente, ela não pode porque estava gravando o CD dela, mas deixei claro que era uma música totalmente inspirada em Rachel. Não se trata de um plágio, mas a referência sonora, o beat, a cabeça, é inspirado nela."
O iBahia entrou em contato com a assessoria da cantora Rachel Reis, que até a publicação desta matéria não retornou com um posicionamento sobre o assunto.
Leia mais sobre Música no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!