|
---|
Pólvora e Poesia: peça levou o Prêmio Braskem de Teatro 2011 |
O ano de 2011 foi de muito trabalho para quem atua, produz e divulga o teatro na Bahia. Como sempre, quem sai ganhando com isso é o público, que pode ter a chance de assistir à bons espetáculos, tanto locais, quanto nacionais, sem precisar sair da terrinha. Para que isso acontecesse entraram em cena três festivais que conseguiram montar uma grade impecável de peças, muito bem aceitas pelo público: o Festival Bahia em Cena de Teatro, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte) e o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac).
Veja também: Retrospectiva 2011: TOP 10 dos filmes campeões de bilheteria no Brasil TeatroEntre as montagens que compuseram a programação, se destacaram 'O Diário do Farol' e 'O Sargento Getúlio', ambas adaptações teatrais de obras de João Ubaldo Ribeiro e 'Pólvora e Poesia'. 'Namíbia não!' se lançou fora dos festivais, mas, mesmo assim, atingiu um grande número de público. Ainda entre os destaques do teatro, está a vinda do astro hollywoodiano John Malkovich, que passou pelo palco do TCA com o drama para orquestra barroca 'The Infernal Comedy'. A Bahia teve grande destaque com o musical infantil 'Da Ponta da Língua à Ponta do Pé' que, embora não tenha passado pelo teatros centrais, acumulou, ao todo, mais de 84 mil espectadores, com apresentações predominantemente na periferia da cidade.
DançaJá os admiradores da dança puderam curtir grandes mestres desta linguagem nos palcos de Salvador, em festivais como o VivaDança e o Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac). Mestres como Tadashi Endo, com o espetáculo 'One-Nine-Four-Seven'; Luis Arrieta, com 'Tango aDeus' e o expoente da dança espanhola, a Compañia Antonio Gades, com o balé 'Bodas de Sangue' passaram por Salvador esse ano. O público baiano também pôde conferir o trabalho da coreógrafa e bailarina alemã Sasha Waltz, que veio à capital com o espetáculo 'Travelogue I - Twenty to Eight'.
Confira o Top10 das artes cênicas na Bahia: