O Balé Folclórico da Bahia retornou aos palcos na noite desta sexta-feira (29), depois de dois anos de interrupção das atividades por causa da pandemia da COVID-19. A apresentação aconteceu no Teatro Miguel Santana, localizado no bairro do Pelourinho, em Salvador.
Com uma visita ilustre na plateia, a da atriz Glória Pires, o grupo performou coreografias clássicas e arrepiou os pelos de quem marcou presença no espetáculo. Orlando Morais, marido da artista, também prestigiou o número.
Leia também:
Com Glória Pires na plateia, Balé Folclórico da Bahia reestreia em Salvador pic.twitter.com/xU8HDDb8RU
— iBahia (@iBahia) April 29, 2022
Eufórica pós-apresentação, Glória Pires rasgou elogios ao espetáculo. “Eles arrasam! Que espetáculo maravilhoso! Não tenho palavras para descrever o que assisti. É uma emoção, não conseguimos ficar parados. É uma coisa eletrizante, emocionante, o coração fica na boca… Os bailarinos são incríveis, os músicos, as cantoras… é tudo tão poderoso. É realmente uma coisa única, que só se vê aqui.”, disse ela em entrevista exclusiva ao iBahia.
Vavá Botelho, diretor do Balé Folclórico da Bahia, também conversou com o repórter Lucas Salles e dividiu a sensação de como é fazer o grupo retornar aos palcos após o período difícil que enfrentaram durante a pandemia.
"O Balé traz de volta o espetáculo que vinha sendo apresentado há 25 anos de forma ininterrupta e esses dois anos deixou a gente sem rumo, foi uma situação muito complicada para todos os bailarinos, toda a companhia, perdemos muita gente do elenco e agora a gente tá reiniciando, fazendo oficinas para tentar trazer algum integrante dessas oficinas que possa ser recrutado para o elenco… ainda estamos em formação", disse ele.
"O que a gente faz aqui são as manifestações populares folclóricas mais conhecidas como a puxada de rede, o makulelê e um pouco da religiosidade baiana, através das danças dos orixás. O que fazemos aqui tem uma finalidade única de mostrar a beleza dessa religião que é uma das antigas do mundo. Essa é uma forma de homenagear todas as raízes de matrizes africanas que trazem toda a carga da nossa ancestralidade", finalizou.
Sobre o desenvolvimento do mini-doc que está sendo dirigido por Glória Pires, Vavá destacou que as gravações foram iniciadas nesta sexta e que o produto final deve ser lançado no ano que vem.
Para quem quiser prestigiar o Balé Folclórico da Bahia, haverá apresentações três dias da semana. Os espetáculos acontecerão às segundas, quartas e sextas. A performance terá duração de 55 minutos e os ingressos custam R$ 60.
Serviço
Balé Folclórico da Bahia
Quando: Às segundas, quartas e sextas, a partir do dia 29 de abril
Horário: 19h
Onde: Teatro Miguel Santana, no Pelourinho
Duração: 55 minutos
Ingresso: R$ 60 (meia entrada promocional, válida para todos por tempo determinado).
Veja também:
Lucas Sales
Lucas Sales
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!