Maradona desfilou seu talento pelos campos argentinos, espanhóis – quando atuava pelo Barcelona –, italianos – com a camisa do Napoli – e quase veio parar no Brasil. A amizade com Pelé e Zico quase trouxe o argentino para clubes brasileiros, como Flamengo, Santos e São Paulo, nos anos 90.
Além disso, na década de 80, deu um bolo no Corinthians em uma partida amistosa em Manaus. Confira essas histórias do craque argentino que morreu nesta quarta-feira (25):
Hermano em terras brasileiras
Flamengo, Santos, São Paulo e Palmeiras tentaram trazer Maradona em 1990, quatro anos depois dele ter sido campeão mundial pela Argentina.
Para tentar contratar Maradona, o Santos contou com a ajuda de ninguém menos do que Pelé, amigo do jogador. De acordo com o jornal ‘O Estado de S. Paulo’, na época a ideia do clube alvinegro era contratar o ídolo do São Paulo Raí, que estava no Paris Saint Germain. Como a negociação não deu certo, Maradona passou a ser a opção.
A parceira com Pelé envolvia a empresa do rei do futebol, que seria detentora do passe de Maradona e negociaria com o Santos. No entanto, o argentino esperava receber mais do que o acordado e a negociação não avançou.
Em 1991, a revista Placar noticiou que o Flamengo tinha oferecido um projeto para contratar o craque junto ao Napoli. Na época, Maradona enfrentava o sobrepeso e vivia pressionado pelas agências antidoping. No entanto, as questões financeiras impediram a negociação.
Com a Parmalat como patrocinadora, o Palmeiras também apareceu como interessado em Maradona. O diretor de esportes da empresa chegou a viajar à Itália para negociar com o Napoli. Porém, ele preferiu continuar na Europa e seguiu para o Sevilla, da Espanha.
A negociação com o São Paulo também envolveu a empresa de Pelé, que ficaria com o passe do jogador. Mais uma vez, as negociações não avançaram.
Amistosos
Maradona nunca chegou a jogar em nenhum clube brasileiro, mas em 1985 no país participou de um amistoso que celebrava o retorno de Zico ao Flamengo, após passagem pela Udinese. Na ocasião, ele aproveitou para jogar futevôlei e conhecer as praias do Rio.
Antes disso, no entanto, o craque deu um “bolo” no Corinthians em um amistoso em Manaus. A capital do Amazonas ia receber, há 40 anos, um amistoso do Corinthians de Sócrates contra o Argentino Juniors, então time do craque.
O jogo foi vendido, à época, como Sócrates x Maradona, mas o argentino não apareceu junto com a equipe.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!