O atacante Elkeson, revelado nas divisões de base do Vitória, abdicou da cidadania brasileira e se tornou cidadão chinês. Com o novo passaporte, o jogador foi chamado nesta quarta-feira (21) para defender a seleção do novo país, em pré-lista de 35 nomes divulgada pelo técnico Marcelo Lippi.
Com a mudança de nacionalidade, Elkeson passa a ter um novo nome: Ai Kesen. Ele abdicou da cidadania brasileira pelo fato de a lei chinesa não permitir que um cidadão tenha dupla nacionalidade. Foi o primeiro jogador sem nenhuma descendência chinesa na história a ser convocado pela seleção do país. Antes dele, o inglês Nico Yennaris se naturalizou para defender a China, mas a mãe dele tinha nascido lá.
O atacante publicou no Instagram uma mensagem de agradecimento ao carinho dado pelo povo chinês desde que ele desembarcou no país, em 2013.
Uma publicação compartilhada por Elkeson Cardoso 艾克森 (@official_elkeson09) em 21 de Ago, 2019 às 8:19 PDT
Elkeson foi revelado na base do Vitória e subiu ao time profissional em 2009. Foram 99 jogos como jogador rubro negro e 18 gols marcados. Em 2011, deixou a Toca do Leão para atuar no Botafogo e, dois anos depois, partiu para a China para defender o Guangzhou Evergrande. Em 2016, foi contratado pelo Shanghai SIPG e no início deste ano voltou a defender as cores do Guangzhou. Ele acumula quatro títulos de campeonato chinês e dois da Liga dos Campeões asiática.