icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPORTES

Gays devem evitar 'demonstrações homoafetivas' na Copa 2018

Governo brasileiro lança cartilha para torcedores que vão ao Mundial

foto autor

Redação iBahia

08/06/2018 às 11:45 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Mesmo o Brasil sendo o terceiro país que mais reservou ingressos para a Copa, o torcedor nacional deve esperar um clima na Rússia bem diferente do da Copa de 2014. O governo brasileiro lançou, nesta quinta-feira, uma cartilha com orientações aos cerca de 60 mil brasileiros que compraram ingressos para assistir aos jogos do Mundial. Entre as recomendações estão: evitar manifestações intensas de afeto em público, especialmente a comunidade LGBTI, não usar bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos, não falar publicamente sobr temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual, e nãoi ingerir bebidas alcoólicas nas ruas (que é punível com multas). Instrumentos musicais também estão proibidos, o que significa que, novamente, as vuvuzelas não serão permitidas nos estádios, assim como na Copa no Brasil.


O médico Tadeu Calheiros, de 42 anos, e a mulher Danielle Arcoverde, de 41, já garantiram os ingressos para assistir aos dois primeiros jogos do Brasil na fase de grupos, contra a Suíça e a Costa Rica, respectivamente. O casal tomou conhecimento da cartilha no fim da tarde desta quinta-feira, ficou surpreso, mas garantiu que a bandeira brasileira não sairá da mala.

— Eu assisti a um jogo da Copa de 2014 e era comum ver as pessoas bebendo, com as bandeiras de seus países felizes pela rua. Mesmo com essas recomendações, eu acredito que o estádio continuará animado. A questão da bandeira é uma surpresa para mim, terei mais precauções, mas ela vai continuar na mala para levar as cores do nosso país durante a partida — afirma Calheiros.

A cartilha frisa que não são comuns na Rússia manifestações calorosas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBTI evitar "demonstrações homoafetivas em ambientes públicos", que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei, de junho de 2016, que prevê multa e deportação.

— É preciso entender o contexto e o que quer dizer exatamente "manifestação intensa de afeto", porque pode se referir a atentado violento ao pudor. Se segurar a mão for considerado ilegal, aí eu acharia um exagero. De qualquer forma, discordo da discriminação ao público LGBTI, a lei tem que ser igual para todos — diz Calheiros, que teve dificuldade para conseguir comprar os ingressos para a Copa.

Na Copa de 2014, o aplicativo de encontros amorosos Tinder registrou um aumento de 50% de downloads e de utilização no Brasil assim que o Campeonato Mundial começou, graças a enorme quantidade de turistas que o país estava recebendo. O Gindr, app que tem os homens gays e bissexuais como público-alvo, computou um aumento de atividade de 31% durante o evento esportivo. Mas, para a Rússia, o governo brasileiro preferiu emitir um alerta na cartilha: "Recomenda-se cautela ao marcar encontros com desconhecidos", diz o comunicado.

Além das recomendações, a cartilha tenta ajudar os turistas brasileiros com o idioma local . Frases e palavras básicas estão traduzidas do português para o russo. O governo também pede atenção quanto ao surto de sarampo em países da Europa. Para garantir assistência aos brasileiros, foram abertos cinco novos postos consulares. Além do que já existe na capital, Moscou, haverá local de atendimento em Kazan, Samara, Rostov, Sochi e São Petersburgo. Neste último, o escritório será dividido com diplomatas argentinos, segundo o portal G1.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes