Faltam oito jogos para acabar a Série B do Campeonato Brasileiro. E no caminho do Bahia até o acesso para a primeira divisão, estão seis times que brigam contra o rebaixamento. Os únicos dois adversários do Tricolor na reta final que não estão na parte de baixo da tabela são o Grêmio (3º lugar) e CRB (9ª posição).
A sequência de jogos contra os "desesperados" começa na próxima rodada. No sábado (24), o Bahia enfrenta o vice-lanterna Operário, que tem apenas 30 pontos na competição. O time paranaense vem de duas derrotas consecutivas.
Leia também:
Na 32ª rodada, o Bahia viaja até Chapecó para enfrentar a Chapecoense. A situação do alviverde é um pouco mais confortável, com 34 pontos ocupando a 14ª posição. A sequência fora de casa segue contra o Novorizontino, atual 13º colocado.
O Bahia ainda enfrenta Brusque (18º), Vila Nova (15º) e Guarani (16º). No primeiro turno, o aproveitamento do Tricolor contra as equipes citadas foi de 55,5%. Foram 18 pontos em disputa e 10 conquistados.
A curiosidade é que todos os pontos foram conquistados longe de Salvador. Na primeira metade do campeonato, o Bahia perdeu da Chapecoense e do Novorizontino em Salvador; venceu o Operário, Guarani e Brusque fora e empatou com o Vila Nova, também longe de Salvador.
Chances de acesso
Se o Bahia repetir o mesmo desempenho do 1º turno contra esses times, estará bem próximo do acesso. De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que alcançar 61 pontos teria 99,2% de chance de subir de divisão. Com mais 10, o Tricolor chegaria a esse número. E ainda teria outros dois jogos - Grêmio e CRB - para pontuar.
Com 62 pontos, a chance de uma equipe subir é de 99,8%. Com 63, a probabilidade sobe para 99,8%. Com os atuais 51 pontos e restando mais oito jogos até o fim da Série B, os matemáticos da UFMG apontam o Bahia com 95,4% de chance de acesso.
Leia mais sobre Esportes no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!