É como uma prova de vestibular. Não dá pra se preocupar em aprender na última hora. Então, deixe o tênis de lado. Os dias anteriores à Meia Maratona Caixa da Bahia têm que ser de descanso. Nada de treinos! “Independente da prova que a pessoa for fazer, é uma semana de descanso”, reforça Advan Ribeiro, coordenador de atividades coletivas da academia Bodytech.
O professor de Educação Física ainda alerta que as pessoas não devem se preocupar apenas com a véspera da prova. “A noite de sexta para sábado também é importante”, lembra. Ele ainda dá uma dica para o atleta não ficar ‘sem ter o que fazer’: “É bom montar a estratégia de prova, sempre com base na noção de tempo obtida nos treinos”.
O sábado deve ser um dia pra ficar tranquilo em casa, descansando. Já antes da prova, Ribeiro aconselha que o atleta acorde cerca de três horas e meia antes de competir. “O café de manhã deve ser tomado três horas antes de correr para que a digestão seja feita de forma tranquila”, explica. Depois, é só se dirigir ao Jardim dos Namorados, onde será a largada da prova. “A interação com o grupo de cada um é boa pra diminuir a ansiedade”.
Auxílio suplementar
O ideal é que a noite da véspera da Meia Maratona Caixa da Bahia seja perfeita, mas a ansiedade pode atrapalhar o sono e a alimentação. Para não prejudicar o rendimento na prova, alguns suplementos alimentares podem dar uma força ao competidor. “A suplementação vai depender da distância. De 5km e 10km, só mesmo caso a pessoa não tenha se alimentado bem na noite anterior e/ou antes”, diz a nutricionista Munique Barreto.
O ideal é tomar um carboidrato, como sachês em gel ou maldextrina, uma hora antes da prova. Os sachês de gel também são ideais para serem tomados a partir dos 40 minutos de corrida nas provas mais longas, já que enjoa menos e a absorção é mais rápida.
“Já após a prova, o whey protein é interessante, por ser uma proteína isolada, que ajuda na recuperação”, explica Munique. Na dúvida, consulte um nutricionista para saber a quantidade ideal para seu corpo.
Comemorar é bom, mas com moderação
Depois de tanto treino, completar a prova é uma vitória e tanto. Mas tome cuidado na hora de ‘botar o pé na jaca’ na comemoração. “Se a pessoa já vem com um cuidado na alimentação e acaba comendo algo que tem muita gordura, a chance de diarreia é grande. O organismo vai estranhar”, diz Munique. Ou seja, modere no prato!
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade