A jornalista Glória Maria, que morreu nesta quinta-feira (2), visitou 160 países e, em muitos deles, participou de coberturas de momentos históricos - como guerras e posses presidenciais.
Na Globo, se tornou reporter em 1971, quando jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A primeira reportagem foi sobre o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Na emissora, ela também trabalhpou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. No Jornal Nacional, cobriu marcos históricos como a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.
Relembre momentos históricos em que Glória Maria esteve presente:
- Posse de Jimmy Carter (1977)
Glória Maria foi a Washington para cobrir a histórica posse do então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, cuja gestão ficou marcada pela defesa dos direitos humanos.
- Guerra das Malvinas (1982)
Glória cobriu o conflito durante um mês e meio. Recentemente, em entrevista ao programa "Encontro", da TV Globo, ela deu detalhes da cobertura.
"Era uma guerra diferente. Não era uma guerra com tiros, era com minas. Eu nunca tinha coberto guerra, mas eu queria ir. Achava que era uma coisa importante para mim. Depois me arrependi, porque eu não dormia, esperando ou temendo que eu tivesse que ir para aquele terreno minado", disse.
- Invasão da embaixada japonesa do Peru por um grupo terrorista (1996)
Em 1996, o grupo terrorista peruano Tupac Amaru invadiu a embaixada do Japão no Peru, onde uma festa para celebrar o aniversário do imperador do Japão reunia centenas de diplomatas do mundo inteiro. O grupo fez 400 pessoas reféns, entre elas o então embaixador brasileiro no país.
- Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e Atlanta (1996)
Em sua primeira cobertura de Jogos Olímpicos, Gloria Maria acompanhou delegações brasileiras nas Olimpíadas de 1984, que aconteceram em Los Angeles. Ela reportou a competição ao lado de Francisco José, Isabela Scalabrini, Lucas Mendes, Luiz Fernando Lima e Reginaldo Leme.
- Copa do Mundo da França
Ainda na cobertura esportiva, a jornalista foi enviada também à França, em 1998, para cobrir a Copa do Mundo naquele ano.
Leia mais sobre Morre Glória Maria no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!