A fundação Oxfam divulgou relatório nesta segunda-feira (16) que aponta que apenas oito pessoas, todos homens, possuem tanto dinheiro que quanto 3,6 bilhões de pessoas juntas, o que corresponde a 50% da população mais pobre da terra. Os dados foram baseados em dados do banco Credit Suisse e da revista de negócios americana Forbes.
O grupo de bilionários é formado por: Bill Gates, Amancio Ortega, fundador da Inditex, o investidor veterano Warren Buffett, o magnata mexicano Carlos Slim, o chefe da Amazon, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, do Facebook, Larry Ellison, da Oracle, e o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg.
A ONG descreve a desigualdade como 'obscena' e aponta que antes a parcela que correspondia a essa parcela da população era formada por 62 pessoas e caiu para 43 em 2010. Entre os bilionários, Bill Gates foi um dos que viu a seu patrimônio crescer em quase 50%, ou 25 bilhões de dólares, desde que anunciou planos de deixar a Microsoft, em 2006.
A desigualdade tem movimentado a agenda internacional nos últimos ano e e em seu relatório, a Oxfam pediu para que a evasão fiscal seja reprimida, já que as riquezas dos super ricos têm crescido 11% ao ano desde 2009.
“Vemos muita preocupação -e claramente a vitória de Trump e o Brexit deram novo ímpeto a isso neste ano- mas há uma falta de alternativas concretas”, disse Max Lawson, chefe de políticas da Oxfam. “Há maneiras diferentes de gerenciar o capitalismo que poderiam ser muito, muito mais benéficas para a maioria das pessoas.”
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!