O quadro La Gioconda, mais conhecido como Monalisa, foi atacado por uma pessoa neste domingo (29), durante uma visitação, no Museu do Louvre, em Paris.
De acordo com informações do jornal El País, a pessoa, que não foi identificada, teria jogado o que parecia ser uma torta na obra e foi expulsa do local em seguida por seguranças do museu.
Leia também:
O visitante, que parecia ser um homem, usava uma cadeira de rodas, e estava disfarçado com uma peruca. Não se sabe ainda a motivação do ataque.
No momento do ato de vandalismo, a sala onde fica o quadro estava lotada de visitantes e funcionários. Diversas pessoas publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais.
Depois que a pessoa que cometeu o ataque foi expulsa pelos seguranças, funcionários do museu iniciaram a limpeza da sala. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.
Popular entre as pessoas, o quadro é um dos mais conhecidos do artista Leonardo da Vinci, e é tido como uma das obras de arte mais famosas do mundo.
Em 2009, ainda segundo o El País, o quadro foi alvo de um outro ataque. Nessa ocasião, uma turista atirou uma xícara em direção à obra, danificando o vidro que a protege.
Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso.
Já em 1956, sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.
Em 1911 o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos mais tarde.
Leia mais sobre Mundo em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!