Durante os 70 anos de reinado, Elizabeth II rodou diversos países do mundo em compromissos diplomáticos. Em 1968, então com 42 anos e 16 de reinado, ela visitou o Brasil pela primeira e única vez, entre os dias 1º e 11 de novembro de 1968, em plena ditadura militar. Esta foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul.
Ao todo, ao lado do marido, o príncipe Phillip, a rainha percorreu seis cidades, entre elas Salvador. Além da capital baiana, o casal real visitou Recife, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Leia também:
Elizabeth e Phillip chegaram em Salvador no dia 3 de novembro de 1968, a bordo do Britannia, o iate real da Marinha Inglesa. Na capital baiana, foram recebidos pelo governador Luís Viana Filho (1908-1990), no Palácio da Aclamação. O escritor Jorge Amado (1912-2001) e o artista plástico Carybé (1911-1997) compareceram à cerimônia.
Em terra firme, o casal real visitou a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Mercado Modelo. Um caso curioso envolveu um presente entregue ao príncipe. De acordo com a BBC Brasil, o lojista Américo Oliveira Lopes furou o esquema de segurança e entregou ao Duque de Edimburgo um berimbau de presente.
Após receber a "lembrancinha", Elizabeth e Phillip retornaram ao Britannia e seguiram viagem até o Rio de Janeiro. Uma procissão de 40 embarcações acompanhou o iate real até quase a saída da Baía de Todos-os-Santos.
O embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, disse à BBC que, durante a cerimônia de apresentação de suas credenciais para o cargo, ficou claro que a rainha lembrava da vinda ao Brasil.
"Ficou claro que a Rainha guardava viva memória da viagem. Disse não acreditar que já haviam se passado 50 anos!", relata o embaixador brasileiro em Londres.
"Ela se lembrou de diversas passagens, como o lançamento da pedra fundamental da Ponte Rio-Niterói, a inauguração do MASP, seu passeio por Recife e Salvador…Lembrou de tudo sempre com um sorriso no rosto", concluiu.
Leia mais sobre Mundo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!