No Brasil, a situação não é diferente. Os números de novos casos e mortes diárias aumentou na maioria dos estados brasileiros, de acordo com levantamento do Consórcio de veículos de imprensa, entre os dias 7 e 13 de dezembro.
Diante dessa realidade, a prefeitura de Salvador reforçou algumas medidas restritivas e adotou novas regras para frear a circulação do vírus. A gestão municipal reforçou as ações de higienização e desinfecção em locais públicos, como ônibus, voltou a fazer testagem nos bairros e a distribuir máscaras, além da reabertura de leitos em hospitais de campanha.
Testagem
Uma das maneiras de evitar a circulação do coronavírus é conseguir mapear e isolar os infectados. E isso só pode ser feito a partir de testagem. Para reforçar esse controle, a Prefeitura voltou a realizar testes rápidos e gratuitos nos bairros com maior número de casos na cidade: Pituba e Brotas.
A é levar essas ações para outros bairros que apresentem alto índice de casos. No final de semana dos dias 12 e 13 de dezembro, a prefeitura realizou quase 900 testes nos dois bairros. Desses, 140 registraram resultado positivo.
Nessas regiões, além dos testes, equipes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) fazem a desinfecção das ruas com carro-pipa e agentes de limpeza com pulverizadores costais, com solução de hipoclorito de sódio e água.
Medidas de restrição
Na última quarta-feira (9), entrou em vigor o decreto que suspende o funcionamento de bares e restaurantes nos bairros do Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, a partir das 17h. O decreto tem validade de 15 dias. A medida foi adotada devido a aglomerações registradas nos dois bairros.
Além disso, as atividades em cinemas, teatros e demais casas de espetáculo e as atividades sociais como festas, bares e lanchonetes nos clubes sociais, recreativos e esportivos foram suspensas pelo prazo de 14 dias, podendo ser prorrogado.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!