iBahia Portal de notícias
icone de busca
Homenagens

Famosos lamentam morte de Wanda Chase e fazem homenagens a jornalista

Margareth Menezes, o Olodum e outros famosos lamentaram a morte de Wanda Chase, na madrugada desta quinta-feira (3)

foto autor

Iamany Santos

03/04/2025 às 7:39 • Atualizada em 03/04/2025 às 12:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A morte da jornalista Wanda Chase, na madrugada desta quinta-feira (3), deixou um vazio para familiares, amigos e fãs da comunicadora. Querida no meio profissional e artístico, muitos famosos lamentaram o falecimento da jornalista, que desempenhou um papel histórico na mídia baiana. Wanda morreu aos 74 anos, após realizar uma cirurgia de aneurisma da aorta.


				
					Famosos lamentam morte de Wanda Chase e fazem homenagens a jornalista
Famosos lamentam morte de Wanda Chase e fazem homenagens a jornalista. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes lamentou a partida de Wanda. "Lembro-me das vezes em que nos encontramos, ela sempre com um sorriso, alegria contagiante e muita competência no que fazia. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por igualdade racial e justiça social", lamentou Margareth através do Instagram.

Leia também:

O cantor e compositor Carlinhos Brown também fez uma homenagem emocionante. "Seu poder de comunicação era tão forte que, quando ela chegava na TV, até as comidas ganhavam cheiro através das telas. As roupas, a dança, o olhar, o canto africano. E seus resquícios ganhavam profundidade através da sua potência comunicadora e da sua oralidade", elogiou.

"Wanda é a maior voz de comunicação do nosso Axé. Ela sempre teve a confiança de todos nós, por isso sabia primeiro de tudo. Quem quisesse saber algo sobre a gente, perguntava a Wanda Chase. Ela sempre viveu nos nossos meios, sempre confraternizou nos nossos carurus, nas nossas feijoadas, nos nossos batuques", completou Brown.

Ligada aos blocos afro e militante do movimento negro, Wanda Chase tinha uma relação íntima com o Olodum, que também lamentou a partida da comunicadora. "A família Olodum lamenta profundamente a passagem de Wanda Chase (@chase.wanda), jornalista, mulher negra, militante do movimento negro e conselheira do Olodum. Nossos sentimentos à familiares e amigos nesse momento de pesar", escreveu o grupo.

Jornalistas e outros comunicadores que trabalharam ou tiveram as vidas marcadas por Wanda também se despediram da jornalista. "Wanda me ensinou, com sua presença marcante, sua postura austera, texto e entonação contundentes, que é nosso dever fazermos uma comunicação que vibre pela igualdade, exija direitos e lembre a todo tempo que o racismo é crime e deve ser combatido com rigor", escreveu a apresentadora Rita Batista.

"O seu legado te torna eterna! A sua presença possibilitou a chegada de outras jornalistas parecidas com você! Que a gente não esqueça da história de @chase.wanda", lamentou Maíra Azevedo, a Tia Má, no Instagram.

Políticos também lamentaram a partida de Wanda Chase. Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues usou o X (antigo Twitter) para prestar homenagem a jornalista. "Soube, com muita tristeza, da partida de Wanda Chase. Jornalista brilhante, militante das causas do povo preto, Wanda marcou a comunicação baiana e se tornou referência para muita gente. [...] Que a memória de Wanda siga viva em cada pessoa que ela inspirou. Toda minha solidariedade à família, aos amigos e colegas de profissão", desejou ele.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também expressou condolências à família e prestou homenagem à comunicadora. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento da jornalista Wanda Chase, aos 74 anos. Wanda foi uma referência da comunicação baiana, com uma trajetória marcada pelo profissionalismo, carisma e compromisso com a informação”, lamentou o gestor municipal.

“Ao longo de décadas, ela marcou uma geração de telespectadores com sua presença marcante, especialmente durante as coberturas do Carnaval de Salvador, se destacando como uma das grandes comunicadoras da nossa folia. Wanda inspirou muita gente e deixa um legado imenso. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade à família, amigos, colegas de imprensa e a todos que admiravam essa grande profissional”, acrescentou Bruno Reis.

Confira outras homenagens feitas para Wanda Chase:

Wanda Chase fez parte da história do jornalismo baiano

Wanda Chase nasceu no estado do Amazonas e se mudou para a Bahia, onde construiu uma carreira jornalística exemplar. Em Salvador, Wanda passou por grandes veículos de imprensa da cidade como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste.

Wanda construiu uma carreira de 27 anos na TV Bahia. Mesmo após a aposentadoria, a jornalista continuou ativa com a coluna “Ópraí Wanda Chase”, no portal Ibahia, além de projetos como o podcast “Bastidores com Wanda Chase". Ela também trabalhava na escrita de um livro dedicado ao Axé Music.


				
					Famosos lamentam morte de Wanda Chase e fazem homenagens a jornalista
Wanda Chase fez parte da história do jornalismo baiano. Foto: Arquivo pessoal

Wanda atuou como repórter, editora, colunista e apresentadora e deixou um grande vazio para amigos, familiares e fãs. Além de sua trajetória jornalística, Wanda foi uma forte ativista do movimento negro e uma forte relação com os blocos afro, sendo uma das primeiras jornalistas negras a ganhar destaque na televisão na Bahia. Pioneira, ela lutou por mais visibilidade e inclusão para negritude em ambientes midiáticos.

Por meio de nota, publicada no Facebook, a família da jornalista lamentou sua partida. "Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre".

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Notícias