icone de busca
iBahia Portal de notícias
SAÚDE

Saiba quando a cólica fora da menstruação é considerada normal

Ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose

foto autor

Redação iBahia

26/01/2019 às 21:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:22 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.

— A liberação do óvulo para a fecundação libera um líquido que pode irritar e inervação e a mulher sente a sensação de cólica. A endometriose é uma doença frequente hoje em dia, que pode apresentar cólicas tanto no período menstrual como fora dele — explica Marcos Tcherniakovsky, ginecologista obstetra, especialista em endometriose.

O sinal de alerta para as mulheres saberem se aquela dor pode ser grave ou não, é o tempo de duração e a recorrência dos episódios. Se por exemplo, a mulher sentiu a cólica fora do período menstrual apenas em um mês, pode não ser motivo de preocupação. Mas se as dores se arrastam por seis meses, é preciso procurar um ginecologista.

— Se a dor se torna frequente e afeta a qualidade de vida, os estudos, o trabalho ou a capacidade de desempenhar qualquer atividade, é preciso entender que isso não é normal e buscar pelo auxílio médico — orienta Juliana Dytz, médica ginecologista da Aliança Instituto de Oncologia.

O uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, assim como compressas de água quente, sessões de acupuntura ou prática de atividade física contribuem para amenizar as dores das cólicas. O importante é tomar essas medidas com orientação médica, para evitar que um problema grave passe despercebido.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde