O condutor do barco que virou com passageiros, nas proximidades da Praia das Neves, na Ilha de Maré, foi alertado sobre o mau tempo. A informação foi confirmada por Joceval Agripino, socorrista da Salvamar.
"Avisei a ele sobre a quantidade de pessoas, que não daria para ele levar, mas mesmo assim ele saiu da Praia das Neves, na ilha, para São Tomé, no subúrbio. No meio do caminho aconteceu o que previa-se, o afundamento e virada da embarcação", disse à TV Bahia.
Leia também:
O caso aconteceu na última segunda-feira (20), durante o período do carnaval. Segundo a Capitania dos Portos da Bahia, 20 pessoas estavam a bordo da embarcação.
Ainda segundo o servidor, que ajudou no resgate dos passageiros, ele não estava de serviço no momento em que a embarcação virou, e que ainda assim tentou evitar com que o barco fizesse a travessia.
"Fiz o alerta, porque previ a situação. Vi a quantidade de pessoas na embarcação, ele colocando, e o tempo", contou o socorrista.
Joceval Agripino explicou que subiu no barco e pediu para o condutor descer. No entanto, como não estava como civil, não pôde impedir a saída da embarcação.
"Eu até subi na embarcação, ele mandou descer. Infelizmente, como eu estava a paisana, como civil, e não compete a mim impedir. Deixei seguir viagem e fiquei monitorando".
O socorrista afirmou que também tentou convencer alguns passageiros a não subir na embarcação, mas não foi ouvido.
"Falei com um rapaz: 'Você vai colocar sua filha em risco?' Espero que ele esteja ouvindo e lembre do que falei. Uma embarcação que comporta 10 pessoas e ele colocou 26, isso é grave".
A Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que após tomar conhecimento do ocorrido, enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) para apurar as informações e prestar auxílio.
"Fui nadando, pegando as pessoas, utilizando a boia circular, um material de salvatagem que toda embarcação deve ter. Fui resgatando todas as pessoas junto com outras pessoas e colocando na minha embarcação", contou o socorrista.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!