icone de busca
iBahia Portal de notícias
SALVADOR

Integrantes do bloco 'As Muquiranas' realizam ato contra assédio

Convocação aconteceu depois que uma mulher foi encurralada e agredida durante o desfile do bloco no Carnaval na terça-feira (21)

foto autor

Redação iBahia

26/02/2023 às 12:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Integrantes do bloco 'As Muquiranas' realizam ato contra assédio

Alguns integrantes do bloco "As Muquiranas" fizeram um ato contra assédio em frente à sede do grupo, no Centro de Salvador, neste domingo (26). Segundo o g1, a convocação aconteceu depois que uma mulher foi encurralada e agredida durante o desfile do bloco no Carnaval da capital baiana, na terça-feira (21).

O grupo, que já causa polêmicas há algum tempo, foi duramente criticado depois do ocorrido. A violência contra a foliona foi registrada em vídeo. Veja:

Leia também:

Na última sexta-feira (24), dois deputados baianos enviaram Projetos de Lei (PL)à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para que o uso das pistolas d'água seja banido no carnaval e outras festas populares da Bahia. Esse é um objeto tradicional do bloco durante os desfiles do trio.

Os projetos foram apresentados pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e do deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos). Não há detalhes se há diferenças entre as duas propostas.

Outras críticas


				
					Integrantes do bloco 'As Muquiranas' realizam ato contra assédio

As defensorias públicas também se posicionaram diante a violência realizada por integrantes do "As Muquiranas". Através de ofício, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) pediram posicionamento e esclarecimentos por parte do bloco.

No documento, os órgãos destacaram que a Bahia ocupa o 4º lugar no ranking de casos de violência de gênero e que “episódios de importunação sexual, com ou sem o uso de artefatos de plástico, se repetem anualmente durante a passagem do bloco, manifestando práticas machistas que não mais podem ser toleradas pela sociedade”.

Além disso, o Ministério Público da Bahia entrou com um pedido à Polícia Civil para investigar o grupo de foliões que realizou a agressão. O órgão instaurou ainda um procedimento próprio para apuração dos fatos.

Vale destacar que o bloco já havia assinado Termos de Ajuste de Conduta (TAC) em anos anterioes devido a comportamentos abusivos e assediadores dos foliões, em especial, com o uso de pistolas de água.

Posicionamento

Por sua vez, o bloco "As Muquiranas" publicou uma nota de repúdio em que afirma ser contra qualquer tipo de violência, preconceito e assédio. Além disso, repudiou também qualquer tipo de atitude que evidencie essas práticas e prometeu providências quanto ao ataque da foliona.

Confira a carta na íntegra:


				
					Integrantes do bloco 'As Muquiranas' realizam ato contra assédio

				
					Integrantes do bloco 'As Muquiranas' realizam ato contra assédio

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador