Proponho aqui na abertura dessa resenha que você se imagine numa visita a um museu. Escolha um que já tenha frequentado. Consegue visualizar? Pense que está nele agora. E aí? O que acontece? Eu te digo: você e outros visitantes são surpreendidos com a notícia de que estão proibidos de sair dele, por conta de uma investigação policial. O motivo: obras do museu foram ou serão roubadas. Sendo assim, todos os presentes são acusados como suspeitos. Esse é o mote do espetáculo “Mistério no Museu”, peça escrita pela premiada atriz Aícha Marques, que também está no elenco como a colecionadora de arte Patrícia Alvim, acompanhada de atores experientes como Analu Tavares (a museóloga Margarida), Igor Epifânio (detetive Carlos), Maurício Oliveira (Sr. Farias), além de jovens talentos como Pedro Rezende e Victória Paquelet, que interpretam estudantes.
Confinados no cenário dessa trama investigativa, que para essa segunda temporada continua ocupando o espaço do histórico Museu de Arte da Bahia (MAB), as personagens se envolvem num enredo cheio de suspense e humor. A forma como a autora vai tecendo essa narrativa não entrega o ouro de bandeja. Vai entrelaçando os enigmas desse mistério com uma série de especulações e teorias muito lúdicas, criando uma atmosfera onde todos assumem, ao mesmo tempo, um papel de investigador e investigado. No desenrolar dessa história, vamos acessando, aos poucos, um universo mágico, curioso e instigante, que inclui elementos de romance policial, aventura e comédia. Essas referências se instalam harmoniosamente no tom e na temperatura da encenação e da interpretação. Uma conexão com o realismo fantástico. Aícha Marques revela ainda que se inspirou no clássico desenho animado Scooby Doo.
Leia também:
Embora se proponha educativa e juvenil, a dramaturgia não é apenas para o público jovem. É uma peça que poderia estar em cartaz em qualquer circuito e para ser vista por pessoas de qualquer idade. Especialmente, em família. Um meio interessante de incentivar a visita aos museus e desenvolver a consciência sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural dos acervos preservados por eles. Os estudantes representados nessa obra nos remete ao quanto a escola e os educadores podem ser fundamentais para isso. Inclusive, o projeto está aberto a propostas de escolas e instituições que queiram contratar apresentações.
Para quem for ver o espetáculo, fica também o convite para participar de uma visita guiada pelo Museu de Arte da Bahia, logo após a sessão. O MAB foi criado em 1918 e é o primeiro espaço museológico público do estado da Bahia e um dos 10 primeiros do Brasil. O acervo é composto por coleções de obras de pintores europeus dos séculos 17 e 18 e de pintores baianos; além de peças de mobiliário dos séculos 17 e 19, porcelanas orientais, cristais, jóias tipicamente baianas e esculturas religiosas. E ainda fotografias, postais, cartas, convites e mapas de grande valor histórico. Atualmente, são cerca de 15.000 peças.
Sem dúvida, uma ótima programação cultural.
SERVIÇO:
Espetáculo “Mistério no Museu”
Quando: aos sábados dos meses de setembro e outubro. Até dia 29/10.
Horário: 15h
Onde: Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador - BA
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
(Se 1 adulto levar 3 jovens, o adulto não paga)
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos no local.
Mais informações através do telefone (71) 99111-4985 (whatsapp/cel)
Veja também:
Arlon Souza
Arlon Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!