icone de busca
iBahia Portal de notícias
ÓPRAÍ WANDA CHASE

Irmandade da Boa Morte não aceita ser enredo da 'Unidos de Padre Miguel'

Irmã Zelita, uma das mais velhas, ficou surpresa e decepcionada ao ver o vídeo divulgado com o tema

foto autor

Wanda Chase

09/07/2022 às 15:20 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Irmandade da Boa Morte não aceita ser enredo da 'Unidos de Padre Miguel'
Foto: Divulgação/Governo da Bahia

A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, afirmou que não autorizou a escola de samba Unidos de Padre Miguel a fazer um o enredo sobre a confraria religiosa no carnaval de 2023.

O primeiro motivo apresentado para a negativa é que elas não foram consultadas pela entidade carnavalesca, o que é considerado desrespeito e apropriação com as irmãs que preservam tradições negras afro-católicas seculares, são mais de 200 anos de história.

Leia também:

Irmã Zelita, uma das mais velhas, ficou surpresa e decepcionada ao ver o vídeo divulgado com o tema: “Ave Maria Olorum - A Corte da Boa Morte”, ideia do carnavalesco Édson Ribeiro. Para a irmã noviça, Juçara Pontes, “essa reprodução da Irmandade da Boa Morte é um absurdo, fico estarrecida com a ousadia e falta de respeito com as Irmandades Negras. Há muitos elementos retratados de maneira equivocada. As irmãs não autorizaram essa suposta homenagem. Isso é uma falta de respeito.”

Segundo Edson Ribeiro, o carnavalesco da Padre Miguel, “o carnaval é um grande portal de conhecimento”. Ele já esteve uma vez na Festa da Boa Morte e tem previsão de voltar à festividade religiosa em agosto desse ano.

Na última quarta-feira (6), a escola de samba carioca anunciou que a Irmandade seria homenageada na avenida. “Ave Maria Olorum – A Corte da Boa Morte” é o enredo que levaremos para a Marquês de Sapucaí, em 2023, em busca do nosso tão sonhado Título!!!”, iniciou a legenda da publicação.

“De autoria dos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, nosso enredo contará a história da Irmandade da Boa Morte, uma confraria religiosa afro-católica que foi por muito tempo responsável pela alforria de inúmeros escravos , tornando- se uma festa secular, que acontece há mais de 200 anos em Cachoeira, cidade histórica do recôncavo da Bahia”, completou.

Mais informações sobre esse assunto vocês vão ver na quinta-feira, na minha coluna Óprai Wanda Chase.


				
					Irmandade da Boa Morte não aceita ser enredo da 'Unidos de Padre Miguel'

Leia mais sobre Ópraí Wanda Chase no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Foto do autor
AUTOR

Wanda Chase

AUTOR

Wanda Chase

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Ópraí Wanda Chase