Provavelmente você descobriu há pouco tempo e talvez ainda nem tenha assimilado direito o fato. Mas, sim, você já está completando 6 semanas de gravidez. A barriga ainda não aparece, mas seu bebê se desenvolve muito rápido aí dentro. Ele tem cerca de 6 mm, mais ou menos, do tamanho de um grão de ervilha.
A coluna vertebral está se desenvolvendo. Além disso, a área que será o rosto está formando protuberâncias. Elas se tornarão o queixo, as bochechas, os olhos e o nariz. Os braços e as pernas também já começam a se formar ao longo dessa semana. Há pequenos botões embrionários, a partir de onde os membros vão crescer. A pele que envolve seu filho ainda é transparente.
Leia também:
Um coração que bate muito rápido
Ainda não dê para ouvir, mesmo que você faça um ultrassom transvaginal nesta semana, mas o coração do seu filho, dividido nas câmaras direita e esquerda, já bate ao ritmo de 150 batimentos por minuto. Para você ter uma ideia, o coração de um adulto tem a frequência de 60 a 100 batimentos por minuto. É improvável que o médico te peça esse exame nesta semana, a não ser em casos específicos, como os de algumas pessoas que fizeram Fertilização In Vitro (FIV). Mas segure a ansiedade. Isso deve acontecer nas próximas duas semanas e, até lá, o aparelho vai conseguir captar melhor o som das batidas. Prepare-se para fortes emoções!
Rins e fígado também começam a tomar forma. Cada um dos pulmões existe como um tubo individual. Eles se transformarão em estruturas semelhantes a sacos nos próximos dias.
O que está acontecendo com o seu corpo
Com 6 semanas de gravidez, a emoção é grande para algumas mulheres, enquanto outras ainda nem descobriram que estão grávidas. É só o comecinho! No entanto, você já pode ter notado o atraso menstrual, se seu ciclo for regular, pode sentir os seios doloridos e inchados, pode ter náuseas incômodas e um sono absurdo. Não é para menos! Tudo de que seu bebê precisa para se desenvolver tão rápido e se transformar em uma pessoa completamente nova, ele absorve de você. Tente se alimentar bem e descansar o máximo que puder. Pegue leve!
Leia mais sobre Maternidade no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Baby Home
Baby Home
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!